sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Como se tornar um Piloto Privado

Para início na carreira, todo piloto deve passar pelo curso de piloto privado, que é conhecido pelos leigos como "brevet".

Pode-se dividir o curso de piloto privado em duas partes: teórica e prática.

A parte teórica consta de cinco matérias (Regulamentos de Tráfego Aéreo, Navegação, Teoria de vôo, Conhecimentos Técnicos e Meteorologia), as quais são ministradas em cursos de aeroclubes e escolas de aviação em diversas cidades do Brasil. Terminado o curso, para obter-se o Certificado de Conhecimentos Técnicos (CCT) é necessária a aprovação em uma prova aplicada pela Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) que contém 20 questões de cada matéria, na qual o aproveitamento mínimo deve ser de 70%. Embora para Piloto Privado não seja obrigatorio fazer o curso para obtençao do CCT, podendo o aluno estudar sozinho para fazer a prova, recomenda-se que o mesmo faça o curso em uma escola ou aeroclube homologado, pois suas chances de aprovaçao serão maiores além de receber uma formaçao com melhor qualidade.

Para a parte prática o aluno deve voar no mímino 35 horas em um aeroclube homologado pela ANAC. Mas antes de começar a voar é necessário ter o Certificado de Capacitação Física (CCF), que deve ser obtido em uma Junta Especial de Saúde (JES) do Comando da Aéronáutica. Tal certificado possui duas categorias:

1a Classe: Destinado a pilotos comerciais, com validade de 1 ano

2a Classe: Destinado a pilotos privados, com validade de 2 anos

Com o CCF em mãos o piloto-aluno já pode iniciar a parte prática que inclui treinamento de curvas, subidas, descidas, estois, emergências, decolagem, pouso, entre outros. Feita as horas necessárias o piloto-aluno é submetido ao chamado "check", que é um vôo de aproximadamente 01 hora no qual é verificado suas habilidades aprendidas durante o curso. Aprovado no seu "vôo de check" o até então piloto-aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião (brevet), habilitando-o a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário