quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Bolsa ANAC para PP e PC

Cópia do e-mail enviado pela ANAC.


Prezado Senhor,



No ano de 2008, a ANAC desenvolveu um Projeto Piloto no Rio Grande do Sul, no qual celebrou Convênios com aeroclubes localizados Estado visando a concessão de Bolsas para formação de pilotos, naquele projeto, a ANAC custeou 75% da formação prática de Pilotos Privados e Pilotos Comerciais estes com habilitação em Voo por Instrumentos, os recursos foram repassados aos aeroclubes conveniados, que ficaram que ficaram responsáveis pela formação do bolsista. Os pré-requisitos para a concessão da bolsa foram os seguintes:

Para Piloto Privado de Avião:

1) Ser aprovado na prova teórica específica para concessão de bolsas (matérias constam no edital do último processo);

2) Não haver completado 31 anos de idade até a data de inscrição;

3) possuir ensino fundamental completo;

4) possuir Certificado de Capacidade Física de 2ª classe (expedido por Organização Hospitalar do Comando da Aeronáutica, mediante encaminhamento da instituição de ensino onde será realizada a instrução prática);

5) ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC e possuir o Certificado de Conhecimentos Teóricos de Piloto Privado de Avião (CCT PP-A); e

6) possuir 9 horas de voo de instrução em avião, se realizadas em entidade homologada pela ANAC ou 14 horas de voo de instrução em avião se não realizadas em entidade homologada pela ANAC, este pré-requisito corresponde a 25% das horas de voo de um curso homologado e deveriam ser comprovadas pelo aluno bolsista.


Para Piloto Comercial de Avião:

1) Ser aprovado na prova teórica específica para concessão de bolsas (matérias constam no edital do último processo);

2) não haver completado 36 anos de idade até a data de inscrição;

3) possuir ensino médio completo;

4) possuir Certificado de Capacidade Física de 1ª classe (expedido por Organização Hospitalar do Comando da Aeronáutica, mediante encaminhamento da instituição de ensino onde será realizada a instrução prática);

5) ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC e possuir o Certificado de Conhecimentos Teóricos de Piloto Comercial de Avião (CCT PC/IFR-A); e

6) possuir 29 horas de voo de instrução em avião, se realizadas em entidade homologada pela ANAC ou 79 horas de voo de instrução em avião se não realizadas em entidade homologada pela ANAC, este pré-requisito corresponde a 25% das horas de voo de um curso homologado e deveriam ser comprovadas pelo aluno bolsista.


Há perspectiva de seleção de novos bolsistas para o período compreendido entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2010.

Está publicado no Diário Oficial da União, de hoje, 26/08/2009, seção 3, páginas 18 e 19, o Edital de Chamada Pública para as Entidades de todo o Brasil interessadas em participar de uma nova etapa do programa, uma vez definidos os aeroclubes participantes e celebrados os novos convênios, a ANAC disponibilizará em seu sítio na internet (www.anac.gov.br) informações acerca dos critérios do Edital para seleção dos candidatos às Bolsas.



Atenciosamente,



Divisão de Capacitação Profissional

Quinta Gerência Regional - ANAC

capacitacao.ger5@anac.gov.br

51 3373 5555 R: 5525/5575

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Contato com o despachante.

Contato: Daniel
Telefone: 11-8482-7117
E-mail/Msn: despachante_ger4@hotmail.com

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Como se tornar um Piloto Privado

Para início na carreira, todo piloto deve passar pelo curso de piloto privado, que é conhecido pelos leigos como "brevet".

Pode-se dividir o curso de piloto privado em duas partes: teórica e prática.

A parte teórica consta de cinco matérias (Regulamentos de Tráfego Aéreo, Navegação, Teoria de vôo, Conhecimentos Técnicos e Meteorologia), as quais são ministradas em cursos de aeroclubes e escolas de aviação em diversas cidades do Brasil. Terminado o curso, para obter-se o Certificado de Conhecimentos Técnicos (CCT) é necessária a aprovação em uma prova aplicada pela Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) que contém 20 questões de cada matéria, na qual o aproveitamento mínimo deve ser de 70%. Embora para Piloto Privado não seja obrigatorio fazer o curso para obtençao do CCT, podendo o aluno estudar sozinho para fazer a prova, recomenda-se que o mesmo faça o curso em uma escola ou aeroclube homologado, pois suas chances de aprovaçao serão maiores além de receber uma formaçao com melhor qualidade.

Para a parte prática o aluno deve voar no mímino 35 horas em um aeroclube homologado pela ANAC. Mas antes de começar a voar é necessário ter o Certificado de Capacitação Física (CCF), que deve ser obtido em uma Junta Especial de Saúde (JES) do Comando da Aéronáutica. Tal certificado possui duas categorias:

1a Classe: Destinado a pilotos comerciais, com validade de 1 ano

2a Classe: Destinado a pilotos privados, com validade de 2 anos

Com o CCF em mãos o piloto-aluno já pode iniciar a parte prática que inclui treinamento de curvas, subidas, descidas, estois, emergências, decolagem, pouso, entre outros. Feita as horas necessárias o piloto-aluno é submetido ao chamado "check", que é um vôo de aproximadamente 01 hora no qual é verificado suas habilidades aprendidas durante o curso. Aprovado no seu "vôo de check" o até então piloto-aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião (brevet), habilitando-o a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.

ANAC divulga lista de aprovados.

Agencia Nacional de Aviação Civil, divulga lista de aprovados em seu último concurso. Foram mais de 300 vagas disponibilizadas. Navegue até "Sites sugeridos" e clique na lista de aprovados. Boa sorte e parabéns aos aprovados.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nova ANAC moderniza gestão

Em busca do aperfeiçoamento organizacional e da excelência no cumprimento de sua missão regulatória, foi iniciado em agosto o Projeto Nova ANAC. A coordenação e o acompanhamento dos trabalhos estão a cargo da Superintendência Executiva de Planejamento Institucional da Agência, que conta com o suporte da consultoria externa Ernst & Young, contratada para desenvolver o projeto junto às diversas áreas da ANAC, na Sede e nas Unidades Regionais, e adotar modelos de gestão e de organização modernos e adequados às necessidades da aviação civil brasileira. O processo envolverá dois focos. A Modelagem Organizacional consiste na avaliação crítica e proposição de alternativas de estruturas organizacionais sob o ponto de vista das reais necessidades da Agência no âmbito de pessoas, processos e tecnologia da informação. E o Modelo de Gestão trata de um conjunto de princípios e padrões que orientam a forma como as atividades devem ser organizadas, de modo que as diretrizes estratégicas possam ser planejadas e alcançadas com êxito. A conclusão do trabalho está prevista para dezembro.